DIA 15: HANLE- LEH
A jornada entre Hanle e Leh, no remoto estado de Ladakh, é uma das mais belas e desafiadoras da Índia. Hanle, uma pequena aldeia famosa pelo Hanle Monastery e pelo Indian Astronomical Observatory, está situada a cerca de 250 km a sudeste de Leh, em uma das regiões habitadas mais isoladas do planeta.
A rota tradicional de Hanle a Leh atravessa alguns dos cenários mais impressionantes dos Himalaias. Partindo de Hanle, seguiremos em direção a Nyoma e Mahe, vilarejos que margeiam o rio Indus. A estrada é majoritariamente de terra batida ou cascalho, embora alguns trechos estejam asfaltados. De Mahe, a rota cruza o Polo-Kongka-La, um pequeno passo montanhoso, antes de conectar-se à estrada principal que leva a Leh via Chumathang — conhecido por suas fontes termais.
Nesse trecho encontraremos paisagens áridas pontilhadas por lagos cristalinos, campos de sal e formações rochosas surreais. Estaremos rodando a uma altitude elevada (entre 4.000 m e 5.000 m) e o clima pode ser imprevisível, com ventos fortes e variações bruscas de temperatura.